Pular para o conteúdo principal

A malformação


As fissuras labiopalatais são causadas por diversos fatores e se apresentam de diversas formas. Devido a ser uma condição tão complexa, existem diversos tipos de classificação, mas as fissuras mais comuns são:
·       Fissuras Labiais unilaterais, completas e incompletas. (imagens)
·       Fissuras Labiais bilaterais, completas e incompletas. (imagens)
·       Fissuras Labiopalatais unilaterais. (imagens)
·       Fissuras Labiopalatais bilaterais. (imagens)
·       Fissuras Palatais, completas, incompletas, submucosas, úvula bífida. (imagens)
·       Fissuras mediana e outras fissuras raras. (imagens)
As causas são multifatoriais e incluem a hereditariedade (herança genética), e os fatores ambientais que podem estar relacionados com infecções, agentes químicos, fármacos (p.ex. isotretinoína), drogas (p.ex. álcool, cigarro), vírus, toxinas ambientais e fatores nutricionais (p.ex. desnutrição e deficiência de ácido fólico).
Os pacientes portadores de fissuras labiopalatinas são indivíduos frequentemente marginalizados por crenças e preconceitos em razão do aspecto físico que apresentam, agravado pelo comprometimento da fala e, que não raras vezes, chegam a ser confundidos com portadores de doenças mentais.
As consequências da malformação podem causar dificuldades na alimentação e no ganho de peso, distúrbios de fala, problemas na arcada dentária, na adaptação social e na auto-imagem.
O evento do nascimento de um filho portador de deformidade facial congênita, como a fissura labial ou palatal, é extremamente negativo e emocionalmente desgastante para a mãe e toda a família. Isso ocorre devido ao impacto psicológico por ela sofrido, ao dar-se conta de que seu filho não nasceu perfeito e belo como esperava. A aparência física é extremamente valorizada, pois nas interações sociais, o aspecto externo de cada pessoa é sua característica mais evidente. O nascimento de uma criança com deformidade congênita se materializa numa frustração da realização de um desejo materno e é, muitas vezes, sentido como uma inabilidade ou incompetência dos pais em produzir um bebê normal.
No Brasil, há referência de que a cada 650 crianças nascidas, uma é portadora de fissura de lábio ou palato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Instituição

Somos uma Associação de Apoio aos Pacientes com Fissuras Labiopalatinas, ABRAFIS, CNPJ 18.272.824/0001-86, fundada em 27 de maio de 2013, organização sem fins lucrativos, que busca dar suporte e apoio aos pacientes atendidos no Serviço Multidisciplinar de Atendimento aos Fissurados (SMAFIS) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal oriundos de vários lugares. O Serviço Multidisciplinar de Atendimento aos Fissurados do Hospital Regional da Asa Norte (SMAFIS) foi oficializado em 11 de março de 2013 e tem caminhado na busca de um trabalho de excelência que envolve uma deformidade congênita cujo atendimento é de alta complexidade e multidisciplinar. O trabalho com pacientes fissurados já acontece no HRAN há muitos anos. Porém, o atendimento era incompleto, o que levava ao não cumprimento de todas as etapas necessárias e preconizadas nacional e internacionalmente para a reabilitação completa do paciente.    Desde a organização da equipe interdisciplinar, o paciente tem acess...

A Equipe do SMAFIS

O tratamento multi e interdisciplinar é uma das condições indispensáveis para o sucesso do tratamento e reabilitação dos pacientes, juntamente com o envolvimento da família em todas as fases deste processo. O tratamento destes pacientes envolve os esforços conjuntos de vários especialistas tais como cirurgiões plásticos, fonoaudiólogos, ortodontistas, pediatras, enfermeiros, odontopediatras, otorrinolaringologistas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, dentre outros na área de atenção à saúde. O objetivo da Equipe interdisciplinar é proporcionar uma maneira consistente e coordenada de tratamento, sequencialmente apropriada para uma recuperação global do paciente fissurado, levando em consideração seu desenvolvimento e suas necessidades médicas, psicológicas e sociais.

Perguntas frequentes:

1.      O que é fissura labial e fissura palatina ou palatal? O lábio e palato fissurados (também chamado de lábio leporino) são um tipo de defeito congênito. Um lábio fendido é uma abertura ou divisão no lábio superior. Um palato fendido é uma abertura ou divisão do céu da boca (chamado palato). Um bebê pode nascer com uma ou as duas condições. 2.      Quais são os sintomas de fissura labial e fissura palatina? Alguns bebês com fissura labial têm um pequeno entalhe no lábio superior. Outros podem ter uma abertura maior na forma de uma fenda que vai todo o caminho até o fundo do nariz. Pode acontecer apenas de um lado ou dos dois lados. Um palato pode ser fendido em toda sua extensão, só na parte da frente ou na parte final do céu da boca, em um ou em ambos os lados. Os bebês com esses problemas podem ter problemas para mamar no seio ou na mamadeira. 3.      Existe um exame de fissura labial e fissura palatina? Em...